Irónico é o ESTADO PORTUGUÊS.
Existem situações que não posso deixar em vão. Senão vejamos:
as leis da adopção, as pessoas dependentes, os hospitais que encerram, os serviços de apoio a pessoas dependentes que deixam de existir, os casais com posses que não descontam e depois têm todas e mais algumas regalias para os filhos, os rendimentos mínimos para pessoas que podem trabalhar, a porcaria das reformas que nem para as despesas mensais dão, quanto mais para a medicação que um idoso necessita.Os papéis e papelinhos e burocracias que se tem de apresentar para no final chaparem um NÃO na cara de pessoas necessitadas.
No caso das pessoas dependentes (reformadas):
1- O Estado Português aconselha a pessoa dependente a residir no seio familiar (concordo), mas qual o apoio?
A pessoa dependente, na falta de recursos humanos deve contratar uma pessoa para cuidar de si, e só passados 3 ou mais meses após a entrega dos documentos(recibos de vencimento,identificação,etc) do trabalhador é que a Segurança Social dá ou não apoio monetário para o pagamento ao trabalhador.
EU PERGUNTO:
Onde é que um reformado que ganha 300 euros vai buscar dinheiro para pagar ao trabalhador?
CONTRADIÇÕES:
Se um idoso ou dependente for colocado numa instituição, o apoio monetário é garantido à Instituição.
EU PERGUNTO:
Porque é que o dependente tem apoio garantido na Instituição, e se quiser ficar em casa (facto que o Estado aconselha) não há certeza quanto ao apoio monetário?
2-Os projectos de Centros de Saúde (com vista a apoiar dependentes que residem no seio familiar),financiados pelo Estado com previsão de funcionamento(experimental) é em média de dois anos.
EU PERGUNTO:
E passados os dois anos? Os idosos e dependentes desaparecem do mapa?
Deixam de existir? A população não envelhece? Ou chegamos aos 45 e morremos todos?
O que se faz aos idosos, dependentes e familiares?
A esta acho que consigo responder:
As receitas médicas que antes eram facultadas pelos projectos, através da sua equipa (médicos, enfermeiros, etc) passam a ser obtidas no próprio Centro de Saúde.
Sendo uma pessoa dependente, é dever de um familiar ou pessoa próxima ir para as filas de espera dos hospitais às 5h da manhã para consulta de reforço.
Consulta de reforço porquê?
Porque há utentes que não têm médico de família, e a acrescentar quando 2 ou 3 estão de férias (de que têm todo o direito, porque eu também gosto das minhas), por vezes há de 20 a 30 utentes para consulta de reforço, quando só um médico dá esta consulta e o limite são 8 (aproximadamente).
Quanto à pessoa que vai marcar a consulta, uma manhã de trabalho é perdida.
3-As credenciais de transporte para a pessoa dependente ter direito a ambulância são pedidas numa consulta médica no Centro de Saúde.
EU PERGUNTO:
Porquê numa consulta médica e não facultado no atendimento,após autorização e prescrição médica?
Poquê a cada necessidade de ambulância o pedido de uma credencial de transporte?
Não será mais fácil para TODOS uma credencial vitalícia? Pensam o quê? Que uma pessoa com mobilidade reduzida vai andar de um dia ara o outro?
Que um doente sem cura vai curar a sua doença milagrosamente?
Milagres, só no tempo de Jesus Cristo,e já lá vão uns séculos.
Por favor, eu que sou leiga na matéria vejo melhor, ou são os SENHORES DO PODER que fingem não ver?
Para terminar este tema, questiono para que dá 300 euros de reforma?
Para o papel higiénico, com certeza. É que, uma pessoa TRABALHA e DESCONTA uma vida inteira para na sua velhice ter o quê em troca? Doença e precariedade.
.......E por falar em doença e precariedade lembrei-me agora do Rendimento Mínimo Garantido.
Claro que é garantido,mas não a quem é doente. É garantidíssimo até!
A muita boa gente que gosta de cafés, bolos e codrilhices nas pastelarias, não faltando os bollicaos e goluseimas para os filhos (porque dá muito trabalho fazer uma panela de sopa em casa).
EU PERGUNTO:
Se UM CIDADÃO com deficiência mental é inserido em instituições e muitos trabalham em diversas áreas, tais como, jardinagem, cafés, etc...PORQUE É K ESTA GENTINHA NÃO FAZ TRABALHO COMUNITÁRIO? VOLUNTARIADO? LIMPAR PRAIAS?ETC, ETC E TAL!
Concluo este assunto com a singela opinião de que a culpa não é de quem vive à custa dos meus descontos, a culpa é de quem faz certas LEIS!!!
Entre estas,muitas outras situações me fazem rir de estupefacção....é o país em k vivemos.....
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário